Você sabia que o sentimento de pertencimento ao sistema familiar é mais forte que o instinto de sobrevivência? Por isso muitas coisas acontecem como, por exemplo, adoecer, suicídios, entre outros. Por lealdade e para equilibrar o sistema carregamos dores de excluídos.
Então vamos a dois pontos importantes dessa lei:
Os excluídos – se todos tem o seu lugar no sistema, não podemos excluir ninguém. Todos temos o direito de pertencer. Quando excluímos alguém ou algo, a alma desse não se acalma, até ser visto. A exclusão pode acontecer com palavras e sentimentos.
Por isso na constelação é comum aparecer abortos o mortos. É o excluído querendo ser visto, ser reconhecido.
Muitas frases sistêmicas estão relacionadas a voltar para o seu lugar. Pois ali é mais leve, é no seu lugar que as coisas fluem.
Lealdade – Para nos sentirmos pertencentes ao nosso sistema familiar, somos leais com atitudes e sentimentos. Por isso acontece muita repetição de padrão. Isso é a lealdade.
Se meus antepassados não foram felizes no amor, eu também não serei. Se eles não tiveram dinheiro, eu também não terei, pois preciso me sentir pertencente a isso. Inclusive me ferro e sou infeliz, pois meus antepassados também não foram.
Como eu serei, se eles não foram?
Os opostos também são características de lealdade, tanto alguém muito igual, como o do contra, as duas formas são lealdade ao sistema.
O quanto você conhece esse mundo sistêmico???